10 músicas para celebrar o dia dos pais

10 músicas para celebrar o dia dos pais
0
178 sexta, 10 de agosto de 2018

10 – “FATHER AND SON” – CAT STEVENS

 

Cat Stevens
Island Records/Divulgação

“Father and Son” é uma das músicas mais conhecidas de pai e filho. Do quarto álbum do Cat StevensTea for the Tillerman, lançado em 1970, a canção tem formato de uma conversa, onde o cantor faz vozes diferentes para representar o pai e o filho. Questionado em entrevista sobre se a música é autobiográfica, Stevens disse: “Eu nunca entendi meu pai direito, mas ele sempre me deixou fazer o que eu quisesse. Ele me deixou livre. ‘Father and Son’ é para as pessoas que não conseguem se libertar”Ouça aqui.

 

9 – “FATHER AND DAUGHTER” – PAUL SIMON

 

Paul Simon Vevo/Reprodução

Na mesma linha do folk rock, Paul Simon também lançou a sua música, mas desta vez sobre a relação de pai e filha. “Father and Daughter” foi escrita para o filme Os Thornberrys – O Filme e incluída no 11º álbum do cantor, Surprise. A música foi inspirada na relação do cantor com a sua filha Lulu, que tinha 7 anos na época. Curiosamente, Simon chamou o seu filho de 10 anos, Adrian, para cantar a harmonia na faixa, que foi indicada ao Oscar em 2002. Ouça aqui.

 

8 – “MEU QUERIDO, MEU VELHO, MEU AMIGO”

 

CBS/Reprodução

Roberto Carlos compôs uma de suas canções mais importantes em homenagem ao seu pai, Robertino Braga. “Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo”, composição lançada no vigésimo álbum do cantor, de 1979, foi mostrada para o seu pai poucos dias antes de sua morte, aos 84 anos, em janeiro de 1980. Ouça aqui.

 

7 – “DADDY LESSONS” – BEYONCÉ

 

Columbia Records/Divulgação

Uma das músicas diferentes do álbum Lemonade, da Beyoncé, foi “Daddy Lessons”, uma faixa de pop totalmente aprofundada no country, onde a cantora fala sobre a relação com o pai. Beyoncé nunca revelou se a faixa, que foi composta em parceria com Wynter Gordon, foi escrita com o seu pai Matther Knowles em mente, mas fala sobre a relação de uma filha que se tornou durona sob a influência do pai.

 

6 – “JUST THE TWO OF US” – WILL SMITH

 

WillSmithVevo/Reprodução

“Just The Two Of Us”, faixa do primeiro álbum de estúdio do Will SmithBig Willie Styletraz samples da faixa romântica de Grover Washington Jr. & Bill Withers, mas muda totalmente o tema, focando na relação com o seu filho e nas responsabilidades da paternidade. O clipe de “Just The Two Of Us” traz o músico com o seu primeiro filho, Trey SmithVeja aqui.

 

5 – “MY FATHERS EYES” – ERIC CLAPTON

 

Reprise Records/Divulgação

Eric Clapton também já escreveu sobre o tema, na música “My Father’s Eyes”, faixa do álbum Pilgrim, de 1998. A perspectiva do músico sobre o tema é relativamente único, uma vez que ele nunca conheceu seu pai; em sua biografia, Clapton explicou que a faixa tomou inspiração não só disso como da sua relação com o filho que perdeu: “Eu tentei descrever um paralelo entre olhar pelos olhos do meu filho, e os olhos do pai que eu nunca tive, através da nossa ligação de sangue”Ouça a faixa aqui.

 

4 – “PAI GRANDE” – MILTON NASCIMENTO

 

EMI Odeon/Divulgação

No MPB também não falta canções sobre pais, e uma das grandes veio de Milton Nascimento, no álbum de 1969, que leva o seu nome. “Pai Grande” foi incluída também no álbum seguinte, Milton, e traz uma letra comovente, criando paralelos entre a figura paterna e a divina. Ouça aqui. 

 

3 – “FATHER TO SON” – QUEEN

 

EMI/Divulgação

“Father To Son” é outra ótima música, do Queen, incluída no Queen II, de 1974. A composição deBrian May traz partes pesadas contrastantes com trechos no piano, e é escrita da perspectiva de um pai falando com o filho. Ouça aqui.

 

2 – “MY FATHER’S HOUSE” – BRUCE SPRINGSTEEN

 

Columbia Records/Divulgação

Bruce Springsteen teve uma relação difícil com o seu pai, e isso foi mencionado em algumas de suas músicas. Mas uma das mais tocantes veio em Nebraska, álbum de 1982, na faixa “My Father’s House”, onde ele fala sobre tentar se reconectar em uma relação perdida com seu pai. Mais tarde na carreira, quando era introduzido ao Hall Of Fame, Springsteen agradeceu o pai, dizendo que suas músicas teriam sido felizes e desinteressantes se as coisas tivessem sido mais fáceis. Ouça aqui.

 

1 – “PAI” – FÁBIO JR.

 

FabioJrVevo/Reprodução

Claro que “Pai”, do Fábio Jr., não ficaria de fora dessa lista. Um dos clássicos do cantor, a comovente canção foi tema da abertura da novela da Globo, Pai Herói, transmitida em 1979. O cantor também não teve uma das relações mais fáceis com o pai, Antônio Luís, mas antes da morte ele chegou a mostrar a música. Em entrevista no Altas Horas, ele disse: “Eu cantei para ele e foi lindo, um encontro só nosso”. Ouça aqui.