Ação no domingo recolhe 700 quilos de lixo do rio Itajaí-Açu

Ação no domingo recolhe 700 quilos de lixo do rio Itajaí-Açu
0
185 segunda, 22 de outubro de 2018

Campanha conjunta estimula conscientização da comunidade sobre o lixo nos rios e a preservação ambiental

 

 

Cerca de 100 pessoas entre voluntários e entidades participaram no domingo de uma ação e conscientização e limpeza de um trecho do rio Itajaí-açu, em Rio do Sul. Cerca de setecentos quilos de lixo foram recolhidos do rio ou das margens, em um ato que chamou a atenção da comunidade na manhã de domingo (21) no Parque Harry Hobus.

 

Fogões, móveis, colchão, roupas, guarda-chuva, embalagens e centenas de garrafas plásticas ou de vidro foram recolhidas por grupos que navegavam em quatro embarcações conduzidas por bombeiros e Defesa Civil. O material recolhido foi encaminhado para reciclagem, ou para o aterro sanitário.

 

A atividade não foi apenas de retirada de lixo. Teve exposição fotográfica da ação desenvolvida em outros municípios, já que faz parte de uma campanha chamada “O rio Itajaí pede a nossa ajuda”, promovida pelo Consórcio Salto Pilão. A comunidade pôde interagir com a apresentação e levou ainda mudas de árvores para plantio.

 

O grande número de voluntários na ação demonstra o interesse em contribuir com a causa. Mas o excesso de lixo nas margens do rio ainda preocupa. “foram 700 quilos e isso considero um dado muito preocupante. Por iniciativas como esta, da forma como as pessoas ficaram impressionadas ao ver os materiais retirados pelos voluntários, é que devemos estimular ainda mais o cuidado com o meio ambiente. Rio do Sul tem história com o rio e precisa manter este cuidado diariamente”, comentou o prefeito José Thomé.

 

Participaram da ação voluntários da prefeitura de Rio do Sul e suas diversas secretarias, Defesa Civil, Bombeiros, Polícia ambiental, Consórcio Salto Pilão, Câmara de Vereadores, Guarda Municipal e Guarda Municipal Mirim, Celesc, União das Associações de Bairros e Say Muller.

 

 

Clóvis Eduardo Cuco

Departamento de Comunicação

Prefeitura de Rio do Sul

(47) 3531-1315