Grupo de Trabalho é formado para aproximar empresas e instituições de ensino

Grupo de Trabalho é formado para aproximar empresas e instituições de ensino
0
23 terça, 14 de novembro de 2017

Pesquisas serão aplicadas em Rio do Sul e região para levantar as dificuldades desta relação

O Grupo de Trabalho Conexão para Inovar se reuniu pela primeira vez na tarde de sexta-feira (10) para planejar ações que contribuam com a aproximação de instituições de ensino superior e técnico e empresas. A equipe é formada por várias entidades de Rio do Sul e região e está sendo instruída pela Secretaria de Gestão de Governo (SEGOV) da Prefeitura. O propósito inicial é conhecer as principais lacunas encontradas entre a academia e o mercado de trabalho.

As instituições de ensino que integram o grupo são: Unidavi, Uniasselvi, Udesc, IFC, Senai e Senac. Já a classe empresarial é representada por: Acirs, Fiesc e a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate). O diretor técnico de Gestão e Inovação da SEGOV, Odair da Rosa, conta que durante a reunião o grupo formulou duas pesquisas a serem aplicadas na região. “Um questionário é voltado para as empresas e outro para o setor acadêmico. O objetivo é que as informações obtidas nos ajudem a elencar as certezas, dúvidas e suposições desta relação”, esclarece.

O secretário de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) de Rio do Sul, Paulo José Fiamoncini, também participou do encontro e apresentou o programa Cidade Empreendedora, que visa aplicar em Rio do Sul iniciativas inovadoras para estimular o crescimento do município. A próxima reunião será realizada em 1° de dezembro e o objetivo é que os integrantes do grupo se encontrem a cada 15 dias.

“O nosso esforço é para que as instituições de ensino vislumbrem oportunidades para o desenvolvimento de pesquisas dentro das empresas, e que o empresariado perceba a importância de estar engajado com o público universitário. Queremos estreitar este contato para que surjam novas possibilidades de inovar”, finaliza o diretor técnico.

Sindréia Nunes

Departamento de Comunicação

(47) 3531-1315