Indígena lança livro sobre vivências e sentimentos do povo Laklanõ/Xokleng nesta quarta-feira, dia 6

Indígena lança livro sobre vivências e sentimentos do povo Laklanõ/Xokleng nesta quarta-feira, dia 6
0
14 quarta, 6 de dezembro de 2017

A Agência de Desenvolvimento Regional de Ibirama vai sediar nesta quarta-feira, dia 6, o lançamento do livro “Vivências e sentimentos do povo Laklanõ/Xokleng” do autor João Adão João Adão Nunc-Nfoonro de Almeida.  A obra reúne dezenas de poesias que contam um pouco da vida, cultura e até sofrimento do povo Laklanõ/Xokleng após a pacificação. O evento acontece no auditório da ADR a partir das 14h.

 

De acordo com João, os poemas foram escritos ao longo de vários anos e a ideia da publicação surgiu ao conhecer textos do escritor Silvio Coelho dos Santos que falava sobre o povo Xokleng  e também graças ao incentivo da família. “Meu objetivo é mesmo mostrar as pessoas um pouco da nossa cultura e principalmente as dificuldades da nossa gente, que quero que todos conheçam, mas no livro também há textos descontraídos”, revela.

 

Inicialmente foram impressas 500 cópias que serão entregues em escolas da região e também vendidas por R$ 30,00 diretamente com o autor. Para pagar a impressão ele contou com o apoio de amigos e pessoas de diversos municípios.

 

Mais sobre o autor:

João Adão João Adão Nunc-Nfoonro de Almeida nasceu em 20 de julho de 1952 em Rio Bonito/SC porque os pais que eram indígenas abandonaram o Alto Vale para encontrar trabalho. Perdeu o pai aos 13 anos e aos 18 retornou para sua terra com a mãe e os irmãos. Foi professor voluntário da etnia Guarani. Em 1971 iniciou a participação na liderança da terra Indígena Laklanõ onde acompanhou os processos de construção da Barragem Norte, demarcação das terras indígenas e elaboração e envio de diversos documentos as autoridades.  Em 1990 lecionou na escola Jangô Priprá da Aldeia Bugio, da qual foi cacique entre 2004 e 2005.

 

 

Helena Marquardt

Assessoria de comunicação ADR Ibirama

 Fone (47) 3357-8908 / (47) 8819-9350

E-mail: imprensa@iir.adr.sc.gov.br