REVERSAO 93 – BOHEMIAN RHAPSODY

REVERSAO 93 – BOHEMIAN RHAPSODY
0
91 sexta, 25 de maio de 2018

De acordo com o pianista e amigo de Freddie Mercury, Chris Smith, Mercury começou a desenvolver Bohemian Rhapsody no fim da década de 1960.

Em 1975, convenceu sua banda, o Queen, a finalmente investir tempo e muito dinheiro na composição da canção.

As gravações começaram no dia 24 de agosto de 1975 no Rockfield Studios, e por causa da complexidade da música, mais quatro outros estúdios foram utilizados para a finalização de Bohemian Rhapsody.

Na época, as gravações eram feitas em fitas, que contendo várias mixagens, tiveram que ser cortadas com lâminas e então montadas na sequência desejada com fita adesiva.

Os integrantes do Queen, Bryan May, Roger Taylor e Freddie Mercury, chegavam a cantar suas partes, nos vocais da faixa, de 10 a 12 horas por dia.

Foram três semanas de trabalho intenso na produção desta, que seria a música mais cara já produzida, e uma das gravações mais elaboradas na história da música.

Quando foi lançada como single, Bohemian Rhapsody se tornou um sucesso comercial, ficando no topo da UK Singles Chart, na Inglaterra, por nove semanas e vendendo mais de um milhão de cópias até o fim de janeiro de 1976.

Ela alcançou o topo das listas em diversos outros Países, como Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e Holanda.

A canção foi acompanhada de um vídeo promocional, inovador para a época, e popularizou o uso de vídeo clipes para lançamento de singles, além de ter sido considerado o marco inicial da era da MTV.

Apesar de a reação crítica ter sido inicialmente dividida, particularmente nos Estados Unidos, Bohemian Rhapsody continua sendo uma das músicas mais populares do Queen.

A revista Rolling Stone a colocou na 166ª posição da sua lista das 500 Melhores Canções de Todos os Tempos, e considerou o seu solo de guitarra como o 20° melhor solo de todos os tempos.

Em 1992, em um concerto de tributo a Freddie Mercury, Bohemian Rhapsody foi cantada por Elton John e por Axl Rose, vocalista do Guns N´Roses.

Em 1997, foi gravada pela cantora lírica Montserrat Caballe e pelo vocalista da Iron Maiden, Bruce Dickinson, para o álbum Friends For Life.

As regravações e utilização de Bohemian Rhapsody são muitas. Incontáveis mundo a fora.

Em 2009, os Muppets gravaram e lançaram como single uma versão da música com um toque infantil. Um vídeo com os divertidos personagens também foi produzido.

No ano seguinte, o elenco da série de televisão americana Glee fez uma versão no episódio Journey.

Em 2015, The Forest Rangers, The White Buffalo, Billy Valentine and Franky Perez gravaram uma versão para o primeiro episódio da sétima temporada do seriado Sons of Anarchy.

Em 2016, a banda norte-americana Panic! At the Disco gravou um cover, que foi usado na promoção do filme Esquadrão Suicida e esteve presente em sua trilha sonora.

Em 2017, o grupo norte-americano a capella, Pentatonix, fez uma versão.