REVERSÃO 93 – LIKE A ROLLING STONE

REVERSÃO 93 – LIKE A ROLLING STONE
0
78 quinta, 1 de fevereiro de 2018

Composta pelo norte-americano Bob Dylan, Like a Rolling Stone foi lançada no álbum Highway 61 Revisited, em 1965.

Durante uma difícil pré-produção de dois dias, Dylan lutou para encontrar a essência da música, que se demonstrou sem sucesso em três quartos do tempo.

Um avanço foi obtido quando fez um experimento da canção no gênero rock, e o novato músico de estúdio Al Kooper improvisou o riff de órgão pelo qual a música se tornou conhecida.

No entanto, a Columbia Records estava descontente com sua duração de mais de seis minutos e seu som elétrico pesado, e estava hesitante em lançá-la.

Foi só quando, um mês depois, uma cópia vazou para um clube novo de música popular e foi ouvida por DJs influentes, que a canção foi lançada como um single.

Embora as estações de rádio estivessem relutantes em tocar uma música tão longa, Like a Rolling Stone alcançou o segundo lugar nas paradas da Billboard dos Estados Unidos e se tornou um sucesso mundial.

Críticos descreveram a faixa como revolucionária na sua combinação de diferentes elementos musicais, o som jovem e cínico da voz de Dylan e a franqueza da questão no refrão: “Como se sente?” “Como uma pedra rolando”, transformou sua carreira, sendo considerada até hoje como uma das composições mais influentes do pós-guerra na música popular.

Desde o seu lançamento, tem sido um marco tanto na indústria musical quanto na cultura popular que elevou a imagem do cantor a ícone.

Foi regravada por dezenas de artistas, alguns muito influentes no cenário, como Jimi Hendrix, Rolling Stones e Green Day.

Em 2008 o cantor brasileiro Zé Ramalho lançou um tributo a Bob Dylan. O álbum recebeu o nome de Zé Ramalho Canta Bob Dylan.

No álbum, uma versão chamada Como Uma Pedra a Rolar.

Em um leilão em 2014, as letras manuscritas da música Like a Rolling Stone, feitas por Bob Dylan, foram vendida por 2 milhões de dólares, um recorde mundial para um manuscrito da música popular.