REVERSÃO 93 – QUE PAÍS É ESSE

REVERSÃO 93 – QUE PAÍS É ESSE
0
189 segunda, 9 de abril de 2018

Ela foi escrita há 40 anos, em 1978, por Renato Russo, quando ele ainda fazia parte da banda Aborto Elétrico, mas foi lançada apenas em 1987 no terceiro álbum da Legião Urbana, com o mesmo título da canção, Que País É Esse.

No encarte do disco, a banda explica:

“Que País É Esse nunca foi gravada porque sempre havia a esperança de que algo iria realmente mudar no País, tornando-se a música então totalmente obsoleta.”

Isto não aconteceu e ainda é possível se fazer a mesma pergunta do título.

A música foi ranqueada na 81ª posição da lista As 100 Maiores Músicas Brasileiras da Revista Rolling Stone Brasil.

Em 1987, ela foi a música nacional mais tocada no ano. E entre as nacionais e internacionais, foi a 2ª mais tocada, atrás apenas de Livin’ on a Prayer, de Bon Jovi.

Há controvérsias de que a música seria plágio de uma música da banda de punk rock americana, Ramones chamada I Don’t Care.

Ao ser questionado sobre, o vocalista da banda e compositor da música, Renato Russo ironizou respondendo e citando a tradução do nome da música do Ramones, I Don´t Care: Eu não ligo.

Logo depois, o mesmo confirmou que se inspirou na canção americana. O fato não teria chegado ao conhecimento dos Ramones.

Ainda falando sobre o receio de Renato, de que a música Que País É Esse fosse se tornar obsoleta, infelizmente isto não se confirmou.

No começo de 2018, vários artistas brasileiros se uniram e regravaram a canção, que continua sendo muito atual.

A nova versão foi feita por CPM 22, Maneva, MC Zaac, Iggor Cavalera e Clau.