Sede da Usina de Asfalto deverá ser instalada em Presidente Getúlio

Sede da Usina de Asfalto deverá ser instalada em Presidente Getúlio
0
67 quinta, 20 de abril de 2017

Decisão dos prefeitos foi unânime

 

Os municípios de Presidente Getúlio, Ibirama, Dona Emma, José Boiteux, Apiúna, Lontras, Vitor Meireles, Witmarsum e Presidente Nereu se articulam para a criação de uma usina de asfalto na região. A intenção é diminuir os custos dos municípios na execução de pavimentações e manutenção de estradas.

 

O prefeito de Presidente Getúlio Nelson Virtuoso relata que enquanto secretário de Desenvolvimento Regional da 14ª SDR, a ideia, na época surgiu do exemplo de Pinhalzinho, onde já existe uma usina em funcionamento que atende os municípios daquela região. Os prefeitos visitaram a usina e conheceram o funcionamento do consórcio. Segundo Virtuoso, foi observado que o custo pode ter redução de 30 a 40% para a execução de uma pavimentação.

 

Durante reunião realizada na quarta-feira, 19, os prefeitos definiram ainda que vão analisar a possibilidade de cessão de um terreno do Governo do Estado para a construção. “Esse terreno seria ideal porque tem uma jazida de pedras que pode ser utilizada para a base do asfalto, mas antes de qualquer definição temos que consultar os órgãos competentes e verificar se essa cessão e a utilização é realmente possível”, comentou o gerente de Planejamento Regional e Apoio as Políticas Públicas Egon Gabriel Júnior.

 

Ele revelou ainda que outro encaminhamento é que os prefeitos devem marcar uma audiência com o governador Raimundo Colombo nos próximos dias para apresentar o projeto que contribuiria com o desenvolvimento regional.

 

O prefeito de Presidente Getúlio, Nelson Virtuoso, ressalta que a construção da usina é uma grande ação dos nove municípios da ADR de Ibirama. “Com certeza o custo de pavimentações nas cidades vai ficar do tamanho do bolso de cada município. Agora vamos nos organizar e buscar a documentação e a possibilidade de cessão desse terreno,” concretiza.

 

Com informações da Assessoria de comunicação ADR Ibirama. 
Foto: Helena Marquardt