Semana termina com nebulosidade predominando

Semana termina com nebulosidade predominando
0
38 sexta, 29 de dezembro de 2017

A sexta-feira tem dois sistemas meteorológicos mexendo com o tempo em Santa Catarina. Um deles é a circulação marítima, que são os ventos úmidos que sopram do mar em direção ao continente mantendo a nebulosidade bastante presente nas áreas entre o Litoral e o Centro do estado. Essa nebulosidade provoca algumas instabilidades, que ficam mais concentradas nos extremos do dia.

O outro sistema é um cavado, uma área alongada de baixa pressão, que gera nebulosidade a partir do Oeste catarinense, e essas nuvens vão se espalhando pras demais regiões ao longo da sexta-feira.

Por conta de tudo isso, a sexta-feira é um dia de muitas nuvens em todo o estado, com poucas aberturas de sol. Ao longo do dia há chance de chuva, que ocorre de forma mal distribuída.

No início da manhã algumas cidades registraram instabilidades, a imagem de radar das 07h10min, mostra onde as nuvens de chuva (verde e amarelo) estavam presentes naquela hora. Vejam que essas nuvens associadas a chuva estavam de manhã cedo em pontos do Meio Oeste, Vale do Itajaí, Norte e Grande Florianópolis.

As temperaturas seguem com certo aquecimento, entre 25 e 27°C na maior parte do estado. Acima disso só cidades do Oeste e Meio Oeste, que devem registrar durante a tarde algo entre 28 e 30°C.

ÚLTIMO FIM DE SEMANA DO ANO

O sábado deverá ter a presença do sol em todas as regiões com uma maior variação de nuvens no Norte e Vale do Itajaí. Ao longo do dia há chance de chuva, mas aquela de verão, ou seja, por poucas áreas do Norte, Vale do Itajaí, Sul e Litoral.

No último dia do ano o sol aparece e chega até a predominar em momentos do dia. Sempre com maior nebulosidade no Norte e Vale do Itajaí. A chance de chuva de verão diminui muito mantendo uma chance um pouco maior para o Sul, especialmente as cidades próximas do Litoral Norte gaúcho. Durante o turno da tarde, temperaturas entre 28 e 30°C boa parte das cidades. Se nada mudar, podemos dizer que a maior parte de Santa Catarina terá uma noite de réveillon com o tempo colaborando.

Postado por: Bianca Souza – Técnica em Meteorologia