Fernanda Torres ganha Globo de Ouro de melhor atriz e dedica prêmio a Fernanda Montenegro
Written by Fernanda Cardoso on 6 de janeiro de 2025
A atriz brasileira Fernanda Torres conquistou o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama neste domingo (5), graças à sua atuação no longa “Ainda Estou Aqui” . A vitória marca um momento histórico, sendo a primeira vez que o Brasil vence nesta categoria.
Fernanda superou concorrentes de peso, incluindo Nicole Kidman ( Babygirl ), Angelina Jolie ( Maria Callas ), Kate Winslet ( Lee ), Tilda Swinton ( O Quarto ao Lado ), e Pamela Anderson ( The Last Showgirl ).
Dirigido por Walter Salles , “Ainda Estou Aqui” , uma produção original do Globoplay, retrata a história real de Eunice Paiva , defensora e mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva . No filme, Eunice enfrenta uma jornada de 40 anos em busca da verdade sobre o paradeiro de seu marido Rubens (interpretado por Selton Mello ), desaparecido durante uma ditadura militar no Brasil.
Essa vitória representa o primeiro prêmio para o Brasil no Globo de Ouro desde 1999, quando “Central do Brasil” foi eleito o melhor filme em língua estrangeira. O clássico de 1998, estrelado por Fernanda Montenegro , mãe de Fernanda Torres, também conta com a participação da atriz em “Ainda Estou Aqui”.
Ao receber o prêmio das mãos de Viola Davis , Fernanda dedicou a conquista à sua mãe:
“Quero dedicar este prêmio à minha mãe. Vocês não fazem ideia… Ela esteve aqui há 25 anos. Isso prova que a arte pode resistir e marcar as pessoas, mesmo em tempos difíceis, como os que Eunice Paiva descreveu.”
A atriz também agradeceu ao diretor Walter Salles:
“Que história, Walter! Em tempos de tanto medo no mundo, este filme nos fez tão reflexivos sobre como sobreviver a momentos desafiadores.”
Manuel Belmar , Diretor de Finanças, Jurídico, Infraestrutura, Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo, celebrou a conquista:
“Estamos extremamente orgulhosos e emocionados com a vitória de Fernanda Torres. Este prêmio não apenas confirmou o talento excepcional de Fernanda, mas também destaca a qualidade e relevância do cinema brasileiro e das produções originais do Globoplay. ‘Ainda Estou Aqui’ aborda questões históricas e emocionais do Brasil, e esse reconhecimento internacional é uma honra para todos nós.”
No Globo de Ouro 2025 , “Ainda Estou Aqui” também concorreu na categoria de melhor filme em língua não inglesa, mas o prêmio foi para o francês “Emilia Pérez” , que liderou a noite com dez restrições.
Fonte: G1