Vault-Tec da vida real? Mark Zuckerberg constrói complexo subterrâneo ultrassecreto de R$ 500 milhões, mas detalhes do abrigo vêm à tona
Written by Vicente Arceno on 7 de maio de 2024
Mark Zuckerberg é dono de grandes empresas como Facebook, Instagram e Whatsapp, e resolveu ter algo ainda maior que elas. O empresário está construindo um complexo residencial ultrassecreto em Kauai, uma ilha localizada no Havaí. O projeto leva o nome de “Kualu Ranch” e, apesar do grande mistério em torno dele, alguns detalhes vieram à tona.
O lugar tem um custo de 100 milhões de dólares (cerca de R$ 486 milhões) e é realmente enorme. Com 30 quartos, 30 banheiros e até um bunker mantido sob grande sigilo, o complexo se torna ainda mais misterioso. De acordo com informações da revista Wired, operários da construção seguem um acordo de confidencialidade e muitos já foram demitidos por violação de contrato.
Цукерберг будує маєток з підземним бункером на Гаваяхhttps://t.co/9HXCdZ9wrB
📸 PHIL JUNG pic.twitter.com/Lcc4gD128J— Ukrinform (@UKRINFORM) December 16, 2023
Como será o complexo?
Em entrevista à revista, um desses ex-funcionários deu uma declaração interessante, afirmando que o lugar funciona como o “clube da luta”. “Nós não falamos sobre o clube da luta”, disse ele. Ainda assim, entrevistas, registros públicos e documentos judiciais apontam que o complexo terá um bunker subterrâneo de 464 metros. O abrigo ainda terá suprimentos de energia e alimentos, além de tanque de água próprio e produção local de alimentos.
Apesar de o terreno pertencer a Zuckerberg desde 2014, a construção só começou agora. Ainda segundo a Wired, o plano é que o local tenha mais de uma dúzia de edifícios, com duas mansões centradas que contarão com diversos escritórios, salas de conferência e até uma cozinha de tamanho industrial, o que nos remete a um centro empresarial.
Se isso parece muito, aí vai mais uma informação interessante: o empresário também pretende fazer 11 casas na árvore em forma de disco em uma área arborizada. Estas casas serão interligadas por pontes de corda que permitirão que visitantes passem de um prédio para outro.
E não para por aí, talvez ainda seja construído um prédio com academia, piscinas, saunas, banheiras de hidromassagem e quadra de tênis para um lazer completo. Todas as mansões serão interligadas por um túnel, que dará acesso ao bunker. Dois eventos corporativos já foram organizados por Zuckerberg no complexo. Pela dimensão do projeto, será esta uma “cidade” do futuro?
Fonte: IGN
Foto/Capa: Mark Zuckerberg poses for a portrait in 2019. Jessica Chou/The New York Times/Redux